papo+lean #103 - Café+Lean: acertando na contratação e capacitação de novos funcionários

No Café+Lean dessa semana tivemos um bate-papo com Allan André Tormen, proprietário e gerente da Granja São Paulo, uma fazenda de leite no Rio Grande do Sul que vem crescendo a cada dia e enfrentando desafios na contratação e capacitação dos novos funcionários.

Nessa conversa, o professor Paulo Machado discutiu 3 pontos críticos para que o processo de contratação e capacitação tenha sucesso:

1. Dar clareza para a pessoa contratada desde o início sobre:

- Qual será o seu trabalho e o que o negócio espera dela;
- Para onde o negócio está indo e como o trabalho dentro da fazenda é organizado;
- Como funcionam as questões de salário, férias e folgas, casa, horários, adiantamentos, etc.

Segundo Paulo, o primeiro passo da contratação é ter clareza sobre o negócio, entendendo o norte verdadeiro e a cadeia de valor, além do Plano de Cargos e Salários, Diretrizes de remuneração e o Organograma.

2. Durante a seleção não adianta querer determinar em uma entrevista se o candidato é um bom operador. Na realidade, nesse momento é necessário deixar claras as condições de trabalho e entender o que a pessoa valoriza em um ambiente de trabalho para entender se a fazenda é o local adequado para ela.

3. Uma vez selecionada, é necessário que a pessoa passe por um período de "integração" de no mínimo 3 meses. Nesse período o gestor deve acompanhá-la de perto para garantir que essa pessoa tem as características chaves para continuar na empresa: ser humilde, trabalhadora e querer aprender - não se deve olhar se ela é uma boa operadora porque isso demora de 2 a 3 anos para acontecer e, por isso, nunca vamos achar uma pessoa pronta. Cabe ao gestor capacitá-la nas habilidades operacionais que o negócio precisa.

Ouça e veja a gravação completa desse bate papo:

 
Podcast, Vídeosagro+leancafe+lean