papo+lean #104 - Café+Lean: aplicando o Sistema MDA à minha realidade

No nosso último Café+Lean do ano batemos um papo com o Rômulo Tinôco, proprietário da Granja Tinôco (SP), sobre como aplicar o Sistema MDA à qualquer realidade, independente de qual for o negócio, área do agro ou tamanho da fazenda.

Nessa conversa foi discutida a importância de, seja qual for o seu negócio, entender sobre ele,  saber o que seu cliente quer e quais os fatores críticos de sucesso para que você entregue esse resultado esperado.

O Prof. Paulo Machado destacou que existe um desses pontos que é essencial e comum a qualquer negócio: as pessoas. E para o sucesso do negócio é imprescindível que essas pessoas tenham consciência sobre qual é o seu papel e importância do seu trabalho dentro da empresa.

Se torna então papel do gestor proporcionar essa clareza ao funcionário para que ele passe a se sentir responsável por suas atividades e desafiá-lo para mantê-lo engajado e fazer com que tenha sentimento de dono sobre o que executa.

Na conversa, Rômulo compartilhou uma experiência marcante sobre esse assunto:

"Realmente as pessoas são quem fazem a diferença. Isso para mim foi uma virada de chave muito importante, de olhar para um funcionário da fazenda e enxergar o potencial enorme que ele tem. Mesmo ele não sabendo escrever, falando errado, isso na verdade não importa. Você precisa chegar e conversar com ele do jeito dele, colocando as coisas que você precisa que ele entenda junto com você, com atenção, com respeito.

Se 3% das fazendas do Brasil entenderem e fizerem esse trabalho com as pessoas como vemos no MDA, o segundo lugar mundial no pódio da agricultura vai ficar muito distante de nós." 

Ouça e veja a gravação completa desse bate papo:

 
Podcast, Vídeosagro+leancafe+lean